sábado, 9 de abril de 2016

O socialismo é impraticável.

O socialismo só funciona nas torres de marfim.

Durante um debate sobre socialismo é comum ouvir aqueles que o defendem falar uma frase que já se tornou um mantra dos sectários dessa ideologia. " Marx foi deturpado." Afinal, Marx foi mal interpretado?
Sobe o que consiste o socialismo? não teria Marx escrito uma teoria que não se aplica ao espirito humano? O fato é que inúmeros países adotaram as ideais ou boa parte delas, a semelhança entre eles é basicamente uma: Ausência de liberdade econômica. Apenas isso? não, a ausência da liberdade econômica resulta na perda de todas as outras. 
O pensador e economista Hayek fez uma constatação brilhante ao perceber que é possível ter liberdade econômica sem ter liberdade politica, mas, o inverso é impossível.
 Alguns países ao decorrer do tempo atingiram uma certa liberdade no campo da economia mas no campo politico isso não se seguiu, temos o exemplo de Singapura, Hong Kong e Chile( Ditadura de Pinochet), foram locais que prosperaram economicamente porém no âmbito politico a situação era perniciosa, abjeta e deletéria. Infelizmente, quando lançamos o olhar para países como a Argentina( antes da entrada de Macri), o governo centralizava ou monopolizava o recurso do papel( Viés econômico) que dessa forma impedia que os jornais, revistas e panfletários pudessem se manifestar contra, lançar criticas e insatisfações ao Estado( Viés politico).

Bakunin, criticou as ideias de Marx.
Bakunin, foi um pensador anarquista e contemporâneo de Marx que teve contato direto com ele durante a comuna de Paris. Bakunin, não conseguia entender, por que no socialismo o Estado é preservado? ele argumenta que Marx fez um erro gigante ao afirmar que deveria existir uma espécie de Estado proletário ou melhor falando ditadura do proletariado. 
Pois, se o Estado não é liquidado após a revolução, ele de alguma forma vai recrudescer, renascer e mesmo que de forma incompleta vai iniciar uma nova forma de opressão. E não importa qual seja a classe, pessoas que estejam dirigindo o Estado durante esse período. 
É bastante otimista acreditar que os tecnocratas irão simplesmente trabalhar diretamente com o monopólio do poder e não se deixar influenciar sobre isso.
Somos seres corrompíveis e o poder corrompe, dessa forma Bakunin, finaliza o pensamento com a seguinte frase "Se você pegar o mais ardente dos revolucionários, dar poder absoluto a ele, assim em um ano ele será pior do que o próprio Czar". É obvio que o Estado tendo poder de desempenhar todas as funções ele irá ter mais e mais poder sobre sua população e será cada vez mais complicado retira-lo desse cenário.
Talvez, esse seja o motivo do Estado no socialismo nunca ter findado para que o comunismo dito "real" pelos marxistas acontecesse. Por que não tem como acabar com o Estado engordando-o, inchando-o, dotando de grandes poderes e responsabilidades. Os revolucionários que assumiam o poder do Estado, pós-revolução, acabavam por tornar-se ditadores piores que os anteriores, vide: Robespierre, Stalin, Fidel Castro, Mao Tsé-Tung...
Outra característica que torna o socialismo algo maligno para os indivíduos é sua capacidade de fomentar celeumas, contendas, brigas..., algo que na obra de Marx é essencial, conhecido pelo titulo de "Luta de classes". Cria-se uma divisão artificial entre Homem e mulher, Homossexual e Heterossexual, Negro e Branco, Trabalhador x Patrão. Seguindo, dessa forma aquela velha máxima romana "Dividir para conquistar", deixando uma sociedade rachada e dessa forma fica muito mais fácil domina-la ou no caso fazer a dita revolução socialista.
Coletivistas são pessoas que dentre inúmeras características que compõe o individuo, escolhem uma e apenas uma característica e a tomam como um todo. Por exemplo, o local onde o individuo nasce, a classe social, "raça"( Conceito não cientifico). E a partir disso, ele vai segregando a sociedade com o seguinte pensamento, todos aqueles que são da minha nação são meus aliados contra todos aqueles que são de uma outra nação( Nacionalismo xenófobo). Todos aqueles que são da minha classe são meus aliados, contra a classe contraria( Coletivismo de classe), Todos aqueles que são da minha "raça", são meus aliados contra todos aqueles de uma "raça" diferente( Coletivismo de raça).
Dessa forma, as pessoas são vistas como uma mera peça em um tabuleiro de xadrez, movimentado ao bel-prazer de um construto maior, seja ele a raça, nação ou o empoderamento da classe social.
A máxima marxista de que a sociedade produziria mediante " De cada qual, segundo sua capacidade: a cada qual, segundo suas necessidades". Cria-se uma sociedade onde aquele que produz com eficiência, que tem grande habilidade meritória acaba sendo visto como o vilão, por conta de improfícuos e ociosos que não produzem o que necessitam, obrigando dessa forma aos mais produtivos a ter de produzirem pelos que menos produzem.
A frase que resumiria essa sociedade é " Quem não chora não mama", pois, se uma pessoa faz birra, quanto mais ela chora e grita, outra terá que trabalhar para realizar os "direitos" que essa pessoa reivindica. 
O socialismo é um modelo que mata no campo social e econômico. Não temos um exemplo de país bem sucedido que usou e utilizou as ideias de Marx e companhia. Mas, temos uma lista de países que se abriram ao livre mercado e até hoje são símbolos de liberdade e prosperidade. O que resta é eliminar o socialismo que aparentemente deu certo nas Faculdades, universidades e Escolas brasileiras. Onde inúmeros professores jurássicos fazem proselitismo dessa teoria que deveria está registrada apenas em museus...

- Elizeu Eufrasio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário